Chapa de acrílico cast e chapa de acrílico extrudado

Chapa de acrílico cast e chapa de acrílico extrudado, entenda a diferença entre cada processo de fabricação do acrílico. Chapa de Acrílico Cast como o nome sugere, é fabricada pelo processo no qual o líquido MMA (Metil Metacrilato Monômero) é bombeado para um molde feito de duas folhas de vidro. O molde/monômero é então submerso em água morna e ocorre o processo de polimerização. O resultado é uma folha de MMA rígido (Metil Metacrilato Monômero) ou o que é genericamente chamado de Acrílico. Vários nomes comerciais são aplicados ao material:
  • Na Europa “Perspex”,
  • Nos EUA “Plexi ou Plexiglas”
Outras marcas incluem “Setacryl”, “Polycryl”, “Oroglas” ente outros. Enquanto a chapa de acrílico CAST tendem a ter uma maior variação na tolerância de espessura (até + / – 30% na espessura). Isso é compensado pelo acabamento da superfície (tão liso quanto o vidro, já que foi MOLDADO, entre duas lâminas de vidro). Além disso, a capacidade de colorir o monômero MMA transparente usando pigmentos de lote mestre permite que várias cores sejam obtidas em lotes de produção relativamente pequenos, na maioria dos casos, apenas 20 folhas de 3030 x 2030 mm podem ser obtidas.
Polímero termoplástico transparente e rígido conhecido como PMMA, Poli (metacrilato de metila), fórmula molecular (C5O2H8)n.
A chapa de acrílico CAST além de ser de fabricação não muito complicada, o corte mesmo com serras convencionais, produz um corte mais limpo e as chapas quando empilhadas tendem a não fundir ou soldar uma as outras. Além disso, o acrílico CAST quando cortado a laser produz uma borda altamente polida, reduzindo assim os tempo de acabamento durante a fabricação. Além disso, a chapa de acrílico CAST são mais maleáveis ​​e flexíveis do que a chapa de acrílico extrudado.

Chapa de acrílico extrudado

As chapas de acrílico extrudado são fabricadas por um processo de produção contínuo. Os pellets de acrílico ou PMMA são alimentados de um silo de contenção para um funil de alimentação acima de uma linha de extrusão. Os pellets são alimentados no barril de extrusão e são conduzidos através do barril por um sistema de rosca simples ou dupla. À medida que os pellets progridem através das zonas aquecidas do cilindro da extrusora, o calor aumenta até que os pellets derretam em uma massa fundida. Esta massa fundida é empurrada para a frente em um molde cônico / cônico que então se alarga nos lábios do molde. A massa fundida, sob pressão do acionador de parafuso, atinge os lábios do molde e empurra para fora ao longo dos lábios do molde para produzir uma folha fundida. A altura / folga dos lábios da matriz é definida um pouco maior que a espessura necessária para a chapa acabada. Esta faixa contínua de folha de acrílico fundido é então passada através de conjuntos de rolos de resfriamento, que podem gravar um padrão/acabamento na folha enquanto ela esfria ou pode apenas produzir um acabamento padrão brilhante e liso. À medida que a folha avança na linha de transporte, ela esfria o suficiente para ser aparada na borda, cortada no comprimento final final necessário e um filme protetor P/E é aplicado. Por fim, as chapas são paletizadas e embaladas para expedição. As chapas extrudadas têm uma melhor tolerância de espessura, tipicamente + ou – 10%, entretanto, tolerâncias mais apertadas podem ser alcançadas mediante ajuste prévio na extrusora. Devido à natureza contínua da produção, os ciclos de produção curtos são da ordem de 3 a 5 toneladas por tamanho, bitola e cor.